terça-feira, 24 de julho de 2018

Adiamento do 1°ano da Solanage



A Solange vai fazer os seis anos já em Setembro, dia seis.
Muitas pessoas me têm perguntado se a solange vai para o primeiro ano, e eu tenho dito que não, que nós,  pais, pedimos adiamento escolar e se for aceite a Solange permanecerá mais um ano no jardim de infância.
Dizem me mas ela é tão esperta, está desenvolvida, não vão atrasá-la um ano??? 
Nem todas me dizem isto é claro.
Mas para as que perguntam pergunto agora eu.
Mas porquê esta pergunta??? Todas as crianças são iguais?? Será que nós pais de algum certo modo queremos prejudicar os nossos filhos???

É daquelas tais coisas!!!


Claro que há muitas dúvidas dos pais quando se trata de uma decisão destas, mas somos nós pais que junto com os profissionais que trabalham com ela diariamente(educadora, terapeutas, professora de necessidades especiais e psicóloga) que conhecemos a Solange melhor que ninguém e que nunca a prejudicaríamos.

Sei perfeitamente que a Solange não está preparada para um primeiro ano, a nível emocional tem de crescer e ter uma série de aptidões mais consolidadas.

Cada criança é um caso, nada de comparações, a idade é apenas um número.
Para frequentar o primeiro ano a Solange tinha de ter um conjunto de aptidões linguísticas, sociais e emocionais essenciais para o seu sucesso a nível escolar, eu sei que ela não os tem todos de momento. Era prejudicá-la se "atira-se" assim  para um primeiro ano.
Como mãe sei que fiz o melhor!
Não é uma derrota para mim nem para ela que não vá para o 1°ciclo, não é nenhuma coitada como ja me disseram.

Se os pais decidem, respeitem, aceitem.
Só os pais sabem o que é melhor para os filhos.

Ela tem o ritmo dela, nós aceitamos e acreditamos nela, ela está feliz e é isso que importa!

E já foi aceite o adiamento esta semana.

Tem um ano de jardim de infância pela frente, vai brincar muito, trabalhar muito, aprender tudo o que ela conseguir aprender e vai ser FINALISTA no tempo dela.

Aceitar e acreditar são as palavras de ordem no que toca a este assunto.


Beijinhos!!!









Sem comentários:

Enviar um comentário