quarta-feira, 23 de maio de 2018

Chora quando a deixo na escola!




Hoje escrevo sobre a mais velha, a Solange, desde que anda na escola, desde um ano, que chora quando a deixo.
Já houve alturas que ficava em pânico, não sabia se havia algo que a incomodasse e não gostasse da escola.
Procurava sempre saber pelas educadoras, e até agora sempre me disseram que ela gostava da escola, que brincava com os amiguinhos, tinha iniciativa, era participativa e autônoma.
À medida que foi crescendo e começou a saber se explicar, pergunto lhe sempre o porquê de não querer estar na escola, quando a Mariana nasceu pensei que fosse por ciúme, fiquei com ela em casa também os primeiros tempos. Até que disse que queria a escola e voltou tudo à normalidade.
Hoje com cinco anos, não há um santo dia que não fique a chorar, tento negociar com ela coisas que ela queira fazer depois da escola, isto ja é o desespero mas o meu coração de mãe vem sempre despedaçado, e ela diz que não vai chorar e chora sempre, com o pai a conversa é outra, não chora, mas infelizmente não dá para o pai ir levá la todos os dias.
A educadora diz me que ela depois fica bem que isto é coisa até eu sair da sala, que depois fica super bem o que me tranquiliza. Mas custa muito e fico sempre ansiosa pela hora de a ir buscar. Ando neste estado de ansiedade ja não sei à quanto tempo.
Estou a contar que melhor para o ano com a ida da mana lá para a escola, também para o jardim de infância, mas para salas diferentes.

Calma, paciência e esperança são as minhas três palavras para este assusto que me atormenta!!

1 comentário:

  1. Bom dia, tenho um menino com 5 anos, o Tiago, que durante dois anos é meio foi igual. Entrou para a escola com 2 anos e meio comecei por acharachar que era de ter estado com a avó até essa altura, depois vieram os 'palpites' bem intencionados é certo, mas que me deixavam com a sensação de ser a pior mãe do mundo, visto que não conseguia deixar o meu filho na escola sem chorar... Chorava ele é eu... Cada dia parecia pior que o outro... Ele gostava da escola, fazia questão de falar dela a toda a gente... Gostava das educadoras e auxiliares, falava delas e se as via na rua era uma alegria... Até à cerca de seis/oito meses que de um momento para o outro deixou de chorar. Ele reagiu à mudança de educadora assim e disse ter sido ela a mostrar-lhe que a mãe só o deixava por ter mesmo de ir trabalhar e que estaria com ele no pensamento como ele trazia a mãe no coração e que ia estar sempre lá para o ir buscar ou para o receber em casa. Assim me disse que o medo dele era a mãe não voltar e aprender a gerir a saudade. Sim porque este meu filho fala de saudades desde os três anos...

    ResponderEliminar