Páginas

segunda-feira, 13 de agosto de 2018

Quando a mãe também é terapeuta!

Como com todas as crianças, senão praticamos nas férias algumas das matérias que aprenderam durante o ano lectivo acabam por cair no esquecimento, por isso é importante também neste período não estarem parados.

Com a Solange não é o caso porque anda no jardim de infância ainda, mas este mês de Agosto não há terapias.

Por isso neste mês em que está de férias também das terapias, a mãe faz um bocado o papel de terapeuta, não tirando o bom do verão, deixá-la ser criança também sem pressões mas de vez em quando por poucos minutos que seja trabalhamos as duas. É benéfico para ela.

Durante este ano trabalhámos com ela noção de oposto e outros vários conceitos, em casa é o que tenho trabalhado com ela também.

1°foto: objecto no meio.
2°foto: objecto ao lado. (Se está à esquerda ou à direita ainda é cedo.)

1°foto: Objecto em cima de.
2° foto: Objecto em baixo de.

Copo cheio × copo vazio.

1°foto: Objecto dentro de.
2°foto: objecto fora de.

Pano molhado × pano seco.

Pequeno, médio e grande.

Destição de vestuário para o calor e para o frio.



Um de outros exercícios que faço com ela é que ela identifique imagens que tem a mesma sequência sonora.
Mostro-lhe as imagens uma a uma, e digo lhe a palavra que quero que ela me identifique das que estão na imagem. Deixo exemplos em baixo.









Outra coisa que era para ser trabalhado até Setembro, que é quando temos nova avaliação, é que ela conte e identifique os números de 1 a 15.



Todos estes exercícios que faço com ela agora, em setembro vai nos trazer bons resultados. 
São noções super simples que qualquer criança faz, mas para a Solange tem que se ensinar e tudo concretamente. Parece difícil, mas não é. 

E eu que até gosto de fazer estas coisas com ela, adoro assistir às terapias dela. Sempre que levo uma pasta para a terapeuta ver o que fazemos e como, ela adora ver. 

Porque o sucesso dela não depende só dela e dos profissionais que trabalham com ela diariamente mas também desta minha/nossa disponibilidade e dedicação.

Trabalhar não deixando o bom das férias e de ser criança!!!  

Beijinhos, Rita!

Sem comentários:

Enviar um comentário